sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Delicadeza no viver - Rozilda Euzebio Costa


Delicadeza no viver


Nós quase sempre pensamos que, somente nós temos problemas, que os outros lá fora vivem uma vida maravilhosa e feliz. Costumamos olhar o viver dos outros com uma falsa visão! Achamos que o outro tem dinheiro para comprar o que quiser, e que eles tem as pessoas que amam sempre junto a si. A vida dos outros sob a nossa visão parece sempre perfeita. Mas isso não é verdade! Não é uma verdade absoluta, porque na vida todo mundo sofre, de um jeito ou de outro, não existe viver perfeito, porque cada um tem sua cota de sofrimentos, e carrega consigo inúmeros problemas. Todos, sem exceção, vivem conflitos internos e dissabores. Nenhuma alma vivente na Terra está livre de turbulências e tempestades existenciais.

O quintal do vizinho, que muitas vezes parece estar com a grama mais verde que a sua, talvez esteja deserto, sem flores e sem pássaros, talvez nem mesmo as borboletas passeiem por ele.

O casal que você vê sorrindo para todo mundo na rua, vive uma guerra de bate bocas com palavras duras e frias dentro do próprio lar. Seus corações não possuem paz.

O rapaz que passa por você na rua todos os dias, exibindo um belo e valioso veículo, chora rios de lágrimas quando está sozinho no silêncio do seu quarto, pois sua alma experimenta uma grande perturbação e uma solidão tremenda, que corrói seu coração todas as noites.

A Senhora que lhe sorri todos os dias quando você a encontra na confeitaria comprando o seu pão, luta ha anos para se curar de uma enfermidade que a atormenta, e mesmo assim, ela mantém o otimismo e a fé de que um dia ela receberá a sua cura!

O bebê de olhos arregalados que lhe arranca uma lágrima de emoção cada vez que você olha para ele, também enfrentará adversidades durante a sua jornada de vida pela Terra.

Portanto, antes de achar que somente você sofre e tem problemas, saiba que todos, sem exceção, possuem suas dores e suas mazelas, possuem seus desafios para enfrentar durante a passagem pela vida.

Devemos procurar enxergar as coisas boas que cada um de nós recebeu na vida, porque são essas coisas que amenizam as pesadas cruzes que temos que carregar pelos nossos caminhos. As alegrias que experimentamos, mesmo que sejam pequenas, são bálsamos suaves derramados sobre a nossa alma para nos proporcionar alívio nos momentos mais difíceis da nossa jornada.

É preciso olhar para a nossa vida com um pouco de delicadeza, de respeito por nós mesmos e pelas nossas vitórias, pois na ânsia de descobrir as vitórias dos outros e julgar como eles vivem, nos esquecemos de molhar o nosso jardim pra que a grama fique verde, e deixamos de plantar nossas flores para atrair os pássaros e as borboletas.

Viver a nossa vida com delicadeza de alma significa olhar para ela com mais amor, com mais paciência, e com mais tolerância.

Nem sempre o que almejamos nos fará bem, ou talvez, ainda não estejamos preparados para cultivar os nossos sonhos, tornando-os realidade em nossa vida.

Rozilda Euzebio Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu gatinho Einstein brincando com seu amiguinho Toddynho

Lindezaaaas!! Einstein