sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Fred e o Peixe falante, de Rozilda Euzebio Costa


Contos de preservação do Meio Ambiente 


Educação Ambiental Infantil
By Rozilda Euzebio Costa


Fred era um garoto de seis anos de idade que adorava passear na fazenda de seu pai. Era chegar às férias do colégio, e ele logo arrumava a sua mochila. O pai de Fred já sabia que ele estava pronto para a viagem.

Sempre que chegava na fazenda, a primeira coisa que Fred fazia era arrumar suas tralhas de pesca, porque pescar no lago era algo que ele fazia com paixão. 

Certa vez ao chegar à fazenda, Fred correu para o lago e tratou de procurar um bom lugar para se apoiar e praticar a sua pescaria. Porém neste dia, Fred teve uma grande surpresa. 

Depois de alguns minutos que havia atirado o anzol na água, sentiu puxar a linha com muita força. – Parece um peixe grande! – pensou ele. Levantou-se e foi ajeitando a linha para aproximar o peixe. Estava bastante tranquilo, não queria perder aquele peixão. 

O peixe foi se aproximando da margem do lago, e, de repente, Fred ouviu uma voz que ele não soube identificar de onde vinha. Olhou a sua volta e não viu ninguém! Um pensamento lhe veio em mente, mas ele não queria acreditar – seria possível que aquele peixe estava falando com ele?! O som daquela voz parecia vir de dentro do lago! 

E novamente a voz falou:

– Qual é garoto, me deixa em paz! 

Desta vez Fred não teve dúvidas, o peixe estava mesmo falando com ele! Como poderia ser isso?! Um peixe falante! 

- Quem está aí? Quem está falando comigo? – perguntou Fred um tanto assustado. 

E o peixe então respondeu: 

- Ora rapazinho, sou eu mesmo! Dá para tirar este anzol da minha boca? É esse o nome, não é? Anzol! Já ouvi muitos pescadores falarem aqui na beira do lago. Isso está me machucando, sabia? – disse o peixe já nervoso. Fred estava muito assustado, mesmo assim puxou a linha um pouco mais, e finalmente pôde ver o peixe.

- Mas o que é isso?! Eu nunca vi um peixe falar! – disse Fred com assombro.

- Nunca viu é? Pois agora está vendo! Saiba que eu falo porque sou um peixe diferente. Agora tira logo este anzol da minha boca, eu não vou fugir de você! Até porque, eu tenho que mandar um recado para o seu pai – disse o peixe, dando uma rabanada na água. 

- Recado?! – perguntou Fred, retirando o anzol logo em seguida.

- Sim, um recado! Diga para o seu pai parar de cortar as árvores em volta do meu lago porque ele está secando!

- Meu Deus, eu nunca vi um bicho falar, e muito menos um peixe! – disse Fred novamente. E ficou pensativo por alguns instantes, com os olhos estatelados.

- Garoto?! Garoto?! Cadê você? Não vai falar comigo? – perguntou o peixe.

- Claro! É que... Eu estou um pouco assustado sabe! O que você disse mesmo?

- Meu Deus! Esses garotos de hoje andam com a cabeça não sei aonde! Desta vez vou falar pausadamente para ver se você entende ok? Eu - disse - para – você – pedir - para - o – seu – pai – para – não – cortar – mais – as – árvores - em – volta – do – meu – lago! – Porque – isso – faz – o - meu – lago - secar! Você entendeu garoto? Ou quer que eu desenhe? Já aviso logo que falar para mim que sou um peixe até que é fácil, agora... desenhaaar... Não dá não sabe, é que eu não tenho mãos assim como as suas, sabe? 

Fred respondeu: 

- Mas eu sempre vim aqui, e porque você nunca falou sobre isso comigo antes? – Fred quis saber.

- Eu esperava que seu pai despertasse a consciência e percebesse que está destruindo a natureza. Sem falar de nós aqui do lago, eu e meus amigos, a minha família... Você não tem idéia de quantos somos nós garoto! Além do mais, eu não queria ver um garoto assim, com cara de bobo.

- Como assim? Garoto com cara de bobo?! Quem é esse garoto? Não está se referindo a mim, não é? – Fred perguntou para o peixe.

- Não, não. Claro que não... – depois de negar, o peixe confirmou baixinho para que Fred não o ouvisse, senão ficaria magoado com ele. 

- Ora se não!

- Tudo bem Peixe Falante, eu vou pedir para o meu pai deixar as árvores vivas em volta do seu lago, pode ficar tranqüilo. Só não vou dizer a ele que falei com um peixe, ele nunca vai acreditar! – Fred sorriu junto com o peixe.


Fred e o peixe falante se tornaram grandes amigos. E nos anos seguintes, Fred continuou visitando o seu amigo peixe, mas nunca revelou a ninguém que eles conversavam, pois isso era um segredo somente deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu gatinho Einstein brincando com seu amiguinho Toddynho

Lindezaaaas!! Einstein