sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Sr. Jatobá, de Rozilda Euzebio Costa

Educação Ambiental Infantil
By Rozilda Euzebio Costa


Em uma pequena reserva de floresta conservada ainda viva, com um verde profundo e ar puro, vivia um senhor muito distinto. Ele era alto e forte, tinha uma aparência esplendorosa. Seu nome? Jatobá! Ele era uma árvore notável e muito importante naquele lugar, e já vivia ali há muitos e muitos anos.

Jatobá todas as noites contemplava as estrelas do céu. Ele as admirava por tão grande beleza e imenso brilho. Vivia rodeado de amigos que sentiam proteção quando a seu lado. Devido ao seu belo porte, todos o respeitavam muito.

Mas certo dia, de repente, Jatobá ouviu um barulho muito estranho que ele desconhecia, e sentiu medo, muito medo mesmo. Tremendo-se todo, questionou-se em pensamentos – meu Deus, o que está acontecendo comigo? – E depois de alguns instantes, Jatobá percebeu que aquele barulho vinha de um pequeno monstrinho cheio de dentes. Era ele que estava a serrar o seu tronco, destruindo sua vida de árvore majestosa. A fraqueza foi tomando conta dele e logo ele começou a se sentir fraco. Já sentia dificuldade até pata respirar. 

Depois de algum tempo, e já quase sem vida, Jatobá olhou em sua volta para cada árvore, grandes e pequenas, olhou para cada animal ao seu redor e despediu-se de todos. Era a última vez que ele contemplava os seus amigos e companheiros com olhos de árvore – adeus amigos! Eu espero que não aconteça o mesmo a vocês. Eu sei que isso foi obra do homem, mas um dia eles aprenderão a conservar a natureza, porque saberão a importância de cada árvore, de cada rio, de tudo que mantém a terra viva. – E após despedir-se, Jatobá caiu por terra e nunca mais pode contemplar suas belas estrelas do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu gatinho Einstein brincando com seu amiguinho Toddynho

Lindezaaaas!! Einstein